Total de visualizações de página

quinta-feira, 22 de março de 2012

HISTÓRIA DA ACP - Parte 1

HISTÓRIA

A Associação Colonial de Pelotas – ACP é uma das entidades mais antigas no gênero esportivo atuando na organização de campeonatos de futebol amador no sul do Rio Grande do Sul. Foi fundado em 11 de dezembro de 1965 como Liga Colonial de Futebol (LCF) e foi responsável pela organização dos campeonatos de 1966 até 1970. No inicio e seu idealizador o Sr. Dr. Elias João Bainy ofertou uma Taça que passou a ser disputada a partir de 1966, ficou definido que o clube detentor do troféu por definitivo seria da agremiação que conquistasse mais títulos no período de 5 anos. Conforme registros da época nos arquivos da Associação, neste período os clubes G.E. Montebonitense e o Botafogo F. C. conquistaram dois títulos cada um e o Veterano F.C. da localidade Leopoldo Brod com um título.

Devido à rivalidade existente na época entre os dois clubes da mesma localidade, foi decidido que o troféu ficaria exposto e sob os cuidados da Subprefeitura do Monte Bonito. Posteriormente e mais recentemente com a criação da Associação Colonial de Esportes (ACE) com sede inicial na subprefeitura do 9º distrito e recentemente com sua sede própria na Colônia Santa Maria passou a cuidar do histórico troféu.

Por volta do ano de 1970 questionava-se de que não poderiam atuar duas ligas na mesma cidade e por a Liga Pelotense de Futebol (LPF) ser mais antiga optou se pela extinção da Liga Colonial de Futebol (LFC) e a entidade assim passou a se denominar Associação Colonial de Pelotas - ACP.

CURIOSIDADES

1ª Observação: O 1º Campeão de Torneio Início do ano de 1966 disputados entre os clubes que iriam competir no 1º campeonato da LCF foi o Continental F.C..

A decisão aconteceu entre Continental X Cruzeiro do Sul. O placar no tempo regulamentar foi 0X0, na cobrança de penalidades máximas foi 5X1, a favor do Continental.Os atletas das equipes campeã, vice-campeã e 3º lugar no torneio início receberam medalhas de ouro, prata e bronze respectivamente, ofertadas pela então Loja Mazza de Pelotas.1º lugar - Continental F.C.2º lugar - Cruzeiro do Sul3º lugar - Monte Bonitense

2ª Observação: O 1º Campeão de Campeonato (Ascenso) do ano de 1966 que iria disputar a divisão principal no ano seguinte foi o E. C. Arroio do Padre.

Liga Colonial de Futebol

Fundada em 11 de dezembro de 1965
Idealizador e Presidente de Honra Elias João Bainy
1º Presidente: Herbert Noremberg
1ª Diretoria: Osvaldo Giesel, Claro Veiga, Nei Azevedo, Pedro Machado, Rubens Bachini, Osmar Vasques Real, Humberto Sell.
Conselho Executivo: Ricardo Albandes, Airton Santos, Arnaldo Hall, Sérgio Siqueira, Clídias Galo.
Conselho Fiscal: Clayr Lobo Rochefort, Claudemiro Bachini, Pedro da Costa Lima, Manoel Alves Caldelas e Verno Kuhn.
Seu primeiro campeonato foi realizado pelas seguintes clubes: Cascata, Índio, Taquarense e Cruzeiro do Sul. Também outras esquipes fundadoras como: São Pedro, Três de Maio, Independente, Palmeiras, Continental, Umbu, Monte Bonitense, Botafogo, São José, Gaucho, Centenário, Carioca, Vila Nova, Santa Silvana, Arroio do Padre, Guarany, Barbuda, Fortaleza e União F. C..
No ano de 1970 a então liga colonial passou a se chamar Associação Colonial de Pelotas e suas reuniões eram sempre realizadas em locais emprestados, como: Rádio Cultura, Sub Prefeitura do Monte Bonito e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pelotas. Mais tarde, através de seus diretores, compraram um terreno situado na rua Doutor Cassiano 651, onde até hoje possui sua sede construída, legalizada, e avaliada em mais de R$ 200.000,00.
Nestes 45 anos, a ACP teve 12 presidentes: Herbert Noremberg, Verno Kuhn, Iroil Ribeiro Nobre, Ivo José Levien, Olavo Pegoraro, Valdir Vargas, Silmar Peske, João Rui Schanke, Celaniro Borges de Farias, Lélio Robe e Geraldo Bosembecker.
No ano de 1987, com o então prefeito José Maria, foi concedido a Associação Colonial de Pelotas, uma entidade de utilidade pública.
Na sua fundação, a ACP, tinha como intuito além dos jogos de futebol, realizar a integração dos trabalhadores rurais de um distrito ou colônia com outro, trocando assim, informações sobre suas lavouras e também trocando produtos como moeda.
A ACP, ao longo de seus 45 anos, possuiu também além dos clubes acima mencionados, outros filiados como: Flamengo, Vasco da Gama, Ituaguaçu, Universal, Reserva, Colorado, São Domingos, Aliados, Penharol, 23 de Maio, Santa Maria, Santos, Sanga Funda, Santa Irene, São José, Marítimo, União, Copacabana, Boa Esperança, Vila Lange, Michaela, América, Picrespo, Retiro, Olaria, Santo Antonio, Portuguesa, Colonial, XV de Novembro, Cacique, Santa Silvana, Picada Riter, Estrela, Cristal, Veterano. Também realizou campeonatos intermunicipais e contou com os seguintes clubes da cidade de Canguçu: Canguçuensse, Verona, Posto Branco, 3 de Outubro, Cruzeiro. Clubes do Capão do Leão, como: Santa Tecla, Fluminense e 7 de Setembro.

Nos próximas semanas divulgaremos os campões e vices campões de todas as edições realizadas pela ACP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário